Instalações
Ixchel
Ixchel é um portal em macramê que atua como espaço de passagem e abertura. Trabalhado em tom sobre tom de areia, a obra parte da percepção do minúsculo — do grão de areia — para revelar a força do conjunto, do todo, da trama que sustenta e transforma.
​
A artista chama a obra de portal porque vai além de uma tapeçaria de parede: é um convite a observar sua vasta imensidão de detalhes. São centenas de milhares de nós que se entrelaçam para compor desenhos orgânicos, transformando cada fio em presença.
A peça celebra o feminino como força de criação e reconstrução interior. Cada nó e cada fio representam o gesto de reorganizar, recompor e se acolher após períodos de caos.
​
Inspirada na deusa maia Ixchel, guardiã das artes têxteis, da fertilidade e da transformação, a obra incorpora as polaridades da criação: construção e dissolução, luz e sombra, matéria e vazio. Cada nó atua como elemento ativo, em diálogo com os quatro elementos — terra, água, fogo e ar — criando tramas que sustentam energia, fluxo e narrativa.
​
Ixchel é um portal que convida à contemplação do detalhe e do todo. Já esteve em exibição na Casa Cor, ocupando o espaço Joe Filho Arquitetos, de maneira ornamental. Com seus 2 metros de altura, a obra transforma o olhar em experiência, tornando visível a dança entre fragilidade e força, entre ausência e presença, e cada detalhe em gesto e potência.






